top of page

O curso 51

3 semestres para conhecer de verdade suas opções profissionais. O curso que te dá a oportunidade de escolher com consciência.

Seguindo a tendência mundial das principais Universidades do mundo, o curso 51 da UNICAMP (ou simplesmente Cursão) oferece uma formação básica forte e generalista na área de Exatas, adiando a escolha profissional em 3 semestres. A introdução de um ciclo básico comum permite uma escolha profissional mais consciente, através do convívio diário com profissionais de cada uma das áreas e a criação dos alicerces para um profissional bem capacitado e multidisciplinar.


Entenda como funciona o curso:

Para os cursos com vagas limitadas (Eng. Física, Física Médica, Física Biomédica), o critério de seleção considera o desempenho acadêmico nas disciplinas obrigatórias ao longo dos 3 primeiros semestres na Unicamp.

(Apenas para informação, nos últimos 3 anos, sobraram vagas nos cursos de Física Médica e Biomédica; no curso de Eng. Física, a concorrência foi de 2,4 (2014), 2,0 (2015) e 2,3 (2016) alunos/vaga. Os últimos convocados no curso de Eng. Física tinham coeficiente de rendimento (CR) de 0,6423 (2014), 0,5973 (2015) e 0,7553 (2016).)

Ex-alunos do cursão

João Paulo Cardoso
Itaperuna (RJ)
Cursão (2014)

"O curso 51 me ofereceu uma ótima base em física e matemática, além de ótimas experiências e palestras com profissionais da universidade. Escolhi o curso de Física (Bach.) por 2 motivos: a vontade de ser pesquisador/professor, e por acreditar que o curso propõe um estudo mais detalhado da física, algo que acho extremamente curioso e fascinante."

Angélica A. Moraes
Marília (SP)
Cursão (2013)

"Não estava completamente satisfeita com o curso na USP e prestei a transferência para a UNICAMP. (...) Além de disciplinas, pude participar de eventos sobre a carreira, estágio de férias, competições de empreendedorismo. Estou muito feliz com todas as oportunidades que a UNICAMP nos traz, e bem otimista com meu futuro profissional."

Giovanni H. Scavariello
Limeira (SP)
Cursão (2015)

"A Unicamp se tornou uma grande inspiração pessoal no sentido de querer fazer parte das coisas que eu vejo em visitas aos laboratórios ou em conversas com as pessoas. Ponderei por um bom tempo sobre as minhas escolhas, e fiquei fascinado pela Física Biomédica, curso que pretendo seguir."

Júlia Horvath
Jundiaí (SP)
Cursão (2012)

"Escolhi a UNICAMP por ser uma instituição bem conceituada, principalmente em relação à pesquisa. Optei pelo curso de Física Médica pois sempre quis trabalhar na área da saúde, mas também semprei gostei de exatas. Assim, vi na Física Médica a possibilidade de trabalhar numa profissão que envolve essas duas áreas."

Giovani G. Martins
Jundiaí (SP)
Cursão (2013)

"Escolhi a Unicamp motivado pela sua qualidade única na área de Física. Além disso, dada a grande abrangência do curso quanto às ênfases, poderia conhecer melhor a Física antes de firmar qual caminho seguir. Depois de algum tempo, optei pela Física Biomédica, o que me permitiu continuar estudando Biologia, ciência que também sempre gostei."

Ricardo Soares
Sta. Bárb. D'Oeste (SP)
Cursão (2011)

"Queria Eng. Mecânica mas felizmente fui chamado para ingressar no curso 51. Seria um aluno no curso de física. Uma nova dúvida surgia: bacharelado ou licenciatura? Esta dúvida foi sanada no 2o semestre do meu curso, quando iniciei minha atuação como professor. A partir daí verifiquei que minha carreira seria como licenciado. E por que escolhi estudar na Unicamp? Simplesmente porque é a UNICAMP."

Sérgio L. Novi Jr.
Registro (SP)
Cursão (2011)

"Quando criança dizia que um dia acharia a cura para o câncer. Talvez esta ingênua brincadeira seja o que tenha me levado ao curso de Física Médica da Unicamp. Com o tempo percebi o quão prazeroso é trabalhar com pesquisa. Descobri que amo tentar resolver problemas que talvez nem tenham solução. No curso 51, pude mudar para o bacharelado em Física e agora estou muito feliz. Torne cada dia da sua vida uma descoberta fascinante!"

Júlia Bertagna
Rio Claro (SP)
Cursão (2015)

"Pesquisei sobre o curso, o IFGW e a Universidade. A primeira coisa que me deparei foi que aqui eu teria um tempo a mais para decidir o que eu iria fazer da minha vida, afinal o curso dá a possibilidade de escolher entre as opções que eu estava em dúvida. Além disso, descobri que os laboratórios do instituto são muito bons e tem grande credibilidade dentro e fora do país."

Felipe Toledo
Bragança Paulista (SP)
Cursão (2012)

"Quando entrei na Unicamp não fazia ideia sobre o que era o curso de Física Médica. Através das palestras que assisti durante o curso 51 me interessei muito e procurei ir atrás, e tive um grande retorno (ainda estou tendo!)."

bottom of page