Nosso Lab

Carinhosamente chamado de LOB

O Laboratório de Óptica Biomédica (LOB) é parte do grupo de Neurofísica do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Sob a coordenação do Prof. Rickson C. Mesquita desde 2011, o laboratório estuda a propagação da luz em meios turvos (isto é, meios onde o espalhamento da luz é muito mais frequente do que a absorção da luz). O tecido biológico se comporta como um meio turvo na região do infravermelho próximo. Por isto, os estudos da física da propagação da luz tem aplicações diretas à Medicina e Biologia. 
 
Desde a sua fundação, o laboratório tem sido pioneiro no desenvolvimento de tecnologias ópticas para aplicações clínicas, com foco em Neurociências e Neurologia. Mais recentemente, temos também estudado mecanismos de câncer e suas terapias. Em todos os casos, o objetivo principal da nossa pesquisa é a translação do conhecimento adquirido em pesquisa básica ou fundamental para aplicações médicas e clínicas. Atingimos nossos objetivos a partir de uma abordagem interdisciplinar envolvendo áreas como a Física, Química, Computação, Engenharia, Biologia e Medicina.

MISSÃO

Desenvolver pesquisa e tecnologia avançadas para problemas relevantes na nossa sociedade. Educar profissionais na mais alta qualidade através do processo investigativo.

HISTÓRIA

Embora nosso laboratório tenha sido fundado oficialmente em 2011, o grupo de Neurofísica da UNICAMP introduziu a óptica de difusão para aplicações em Medicina em 2007 através do programa CInAPCe da FAPESP. Desde então, o grupo tem contribuído significativamente para o desenvolvimento de métodos e tecnologias em neuroimagem.